domingo, 28 de fevereiro de 2016

Bolo impossível de caramelo

Depois do sucesso que foi experimentar o bolo mágico de baunilha e limão, fiquei super curiosa em voltar a experimentar outros sabores destas texturas. Quando vi este bolo no blog "Coco e baunilha" pensei logo que ia ser o próximo...

Caramelo
100g de açúcar ou 100 ml de caramelo de compra

Bolo de chocolate
2 ovos
70g de açúcar
80ml de leite
120g de farinha
2 colheres (sopa) de cacau (ou achocolatado)
1 colher (sobremesa) de bicarbonato de sódio
80g de manteiga, derretida
1 colher (café) de sal fino

Pudim
3 ovos
360ml de leite condensado
360ml de leite
1 colher chá de aroma de baunilha

Preparar uma forma de buraco e untar com margarina e farinha. Preparar um tabuleiro ou forma com água para o banho-maria.

Levar ao lume o açúcar num tacho de fundo espesso com uma colher de sopa de água e umas gotas de limão. Deixar derreter sem mexer até obter um caramelo de cor clara.
Verter o caramelo na forma e espalhar um pouco à volta.

Entretanto preparar o bolo de chocolate. Misturar numa taça os ingredientes secos (farinha, bicarbonato, cacau e sal). Bater os ovos com o açúcar e a baunilha. Juntar o leite e mexer. Incorporar os ingredientes secos e mexer até ficar homogéneo. Por fim adicionar a manteiga derretida e mexer. Verter a massa na forma e reservar.

A seguir, bater os ingredientes do pudim na bimby. Verter muito delicadamente a mistura do pudim por cima da massa de chocolate, usando uma colher ou espátula para diminuir o impacto.

Colocar no forno pré-aquecido a 180ºC, em banho-maria, durante 45 a 60 minutos. A meio do tempo tapar a forma com papel de alumínio para não tostar o bolo por cima. Testar com um palito que sairá quase seco. Deixar arrefecer na forma e reservar uma noite no frigorífico (dentro da forma). Antes de desenformar mergulhar a forma em água a ferver, de forma a derreter o caramelo e desenformar num prato.





Sem comentários:

Enviar um comentário